domingo, 7 de junho de 2009

Os Doze Imundos.


Doze militares condenados a morte são recrutados para uma missão suicida durante a Segunda Guerra Mundial. Com essa premissa, o diretor Robert Aldrich, realiza um filme que pode gerar as mais diversas interpretações. Uns dizem que o filme é fascista, outros que é uma grande ironia sobre a guerra e suas mazelas. Para mim é um filme de ação espetacular, que reuniu um elenco que pareceu talhado para a trama.

Lee Marvin é o major John Reisman, um outsider dentro do exército que não respeita a autoridade e vive questionando as ordens. Com esta missão os militares imaginaram que se livrariam de dois problemas, mas não imaginaram que o Major levaria sua missão até o final, mesmo com a dificuldade de comandar um bando desajustado como o que recebeu.

Charles Bronson é o espelho do Major Reisman. Não respeita a autoridade, mas não se acovarda frente a uma missão.

O ex-jogador de futebol americano Jim Brown é o soldado Robert T. Jefferson, que representa a força da equipe de condenados.

John Cassavetes é Victor P. Franko, o rebelde do grupo. Cassavetes é conhecido na vida real por ser um premiado produtor e diretor de filmes independentes, que nunca deu certo em grande estúdios.

Donald Sutherland é o bobalhão da equipe Vernon L. Pinkley.

Telly Savalas é o maluco de plantão Archer J. Maggott, que fica maluco no momento mais inoportuno do filme.

Trini Lopez, Ralph Meeker, Richard Jaeckel, Clint Walker, Robert Webber, Tom Busby e Bem Carruthers, completam o elenco.

Um filme de anti-heróis que mostra como o discurso militar sobre paz e liberdade, passa sempre sobre incontáveis mortes e estratégias sem nobreza alguma.

Ficha Técnica: The Dirty Dozen (1967) Direção: Robert Aldrich, Roteiro: Nunnally Johnson e Lucas Heller – Elenco: Lee Marvin, Ernest Borgnine, Charles Bronson, Jim Brown, John Cassavetes, Donald Sutherland, Telly Savalas, Richard Jaeckel, Trini Lopez, Ralph Meeker, George Kennedy, Robert Ryan, Clint Walker, Robert Webber, Tom Busby, Ben Carruthers.

Fonte: Coleção Folha Clássicos do Cinema.
Imagens: Google.

Nenhum comentário: