quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Utilizando filmes na sala de aula.


Quando comecei a dar aula, imaginei maneiras diferentes de ministrar conhecimento aos alunos. Imediatamente pensei como utilizar duas das minhas paixões, o cinema e os quadrinhos, para ajudar os alunos a memorizar o conteúdo aprendido. Não consegui encontrar uma forma barata e eficaz de utilizar os quadrinhos. Já com o cinema, fui muito feliz, pois consegui achar filmes que pudessem transmitir com facilidade tudo aquilo que gostaria que os alunos aprendessem. Além disso, pude utilizar minha videoteca particular com uma utilidade muito maior do que emprestar aos amigos, não que isso seja uma perda de tempo.


Quando ministrei Administração do Tempo, tive em mente sempre, que deveria propor aos alunos, uma relexão sobre o que eles entendiam em relação ao tempo e sua utilização. O filme "O Clube do Imperador" além de permitir uma reflexão sobre o tempo, mostra a conturbada e gratificante relação entre alunos e professores. Após o filme, mantivemos um debate de quase uma hora sobre todos os aspectos do tempo, da ética e da vida, mostrados no filme. Pedi aos alunos que redigissem um texto dizendo o que esperavam da sua vida nos próximos 25 anos. Quando terminaram pedi que eles guardassem o texto e o lessem apenas daqui a 25 anos e comparassem quais eram suas expectativas e o que tinham realizado.


"The Emperor's Club" - 2002 - Direção: Michael Hoffman - Elenco principal: Kevin Kline, Emile Hirsh, Embeth Davidtz, Rob Morrow e Paul Dano.


Já para as aulas de Ponto-de-Venda e Merchandising, não consegui achar um filme que apresentasse todos os aspectos desenvolvidos durante as disciplinas, porém utilizei trechos de vários filmes, sempre colocando a cena em discussão para que os alunos pudessem abstrair, interpretar ou relacioná-la ao conteúdo da matéria:

Monty Python - Em Busca do Cálice Sagrado: utilizei a cena do recolhedor de mortos para discutir o senso de oportunidade e a ética profissional.




"Monty Python and the Holy Grail" - 1975 - Direção: Terry Gillian - Elenco Principal: Graham Chapman, John Cleese, Eric Idle, Terry Gillian, Terry Jones e Michael Palin.




Monty Python - O Sentido da Vida: a cena do transplante de orgãos vivos gera uma discussão sobre a ética profissional e a completa e correta divulgação de benefícios dos produtos e serviços oferecidos ao consumidor.


"The Meaning of Life" - 1983 - Direção: Terry Jones e Terry Gillian - Elenco Principal: Graham Chapman, John Cleese, Eric Idle, Terry Gillian, Terry Jones e Michael Palin.




Monty Python - A Vida de Brian: Brian fugindo dos romanos e tentando comprar uma barba postiça na barraca de um mercador pechinchador, serve de analogia ao vendedor que não consegue entender o que seu cliente realmente deseja.


"Life of Brian" - 1979 - Direção: Terry Jones - Elenco Principal: Graham Chapman, John Cleese, Eric Idle, Terry Gillian, Terry Jones e Michael Palin.






Náufrago: o começo do filme pode ser utilizado para discutir sobre a distribuição de produtos e sobre a prestação de serviços.



"Cast Away" - 2000 - Direção: Robert Zemeckis - Elenco principal: Tom Hanks e Helen Hunt.





O Fabuloso Destino de Amelie Poulain: na cena em que Amelie procura por informações junto ao dono da barraca de frutas, podemos discutir a relação entre patrão e empregado e como não se influenciar pelo estado de espírito do chefe.

"Le Fabuleux Destin d'Amelie Poulain" - 2001 - Jean-Pierre Jeunet - Elenco principal: Audrey Tautou, Mathieu Kassovitz, Rufus, Jamel Debbouze e Dominique Pinon.





Domésticas: neste filme pouco conhecido do diretor Fernando Meirelles, utilizei duas cenas, a primeira uma das domésticas do filme, vai procurar notícias da filha numa loja de produtos de umbanda, onde podemos analisar como atender bem o cliente, mesmo que ele não compre nada e na segunda, a desastrada Quitéria comete um equívoco no seu primeiro dia de trabalho, onde podemos discutir a questão da informação e de como utilizá-la para evitar problemas no trabalho.

Domésticas - 2001 - Direção: Fernando Meirelles e Nando Olival - Elenco principal: Cláudia Missura, Graziela Moretto, Lena Roque, Olivia Araújo, Renata Melo e Tiago Moraes.




Mocinho Encrenqueiro: Jerry Lewis é um espião atrapalhado da indústria cinematográfica e num determinado dia é convocada para substituir a atendente de uma loja de doces. Aqui, aprendemos tudo o que não devemos fazer no ponto-de-venda.


"The Errand Boy" - 1961 - Direção: Jerry Lewis - Elenco principal: Jerry Lewis, Bryan Donlevy e Kathleen Freeman.




Seabiscuit - Alma de Herói: nos primeiros minutos deste filme, temos ganchos para falar da linha de montagem, da localização e layout do ponto-de-venda, da escolha do produto/serviço certo e do senso de oportunidade.


Seabiscuit - 2003 - Direção: Gary Ross - Elenco principal: Jeff Bridges, Tobey Maguire, Chris Cooper e Elizabeth Banks.





Kill Bill - Vol I: quando "A Noiva" viaja para o Japão ela é atendida por um sushiman que não é bem o que parece. Nesta cena podemos discutir como evitar envolver o cliente nos problemas da empresa.


"Kill Bill: Vol 1" - 2003 - Direção: Quentin Tarantino - Elenco principal: Uma Thurman, Lucy Liu, Daryl Hannah, David Carradine, Michael Madsen e Sonny Chiba





Moulin Rouge - Amor em Vermelho: neste filme podemos utilizar a primeira visita ao Moulin Rouge até o momento no qual Satine termina seu show de forma dramática. Aqui a discussão gira em torno do layout do PDV, atmosfera de compra e busca por investimento para aprimorar o negócio.


"Moulin Rouge!" - 2001 - Direção: Baz Luhrmann - Elenco principal: Ewam McGregor, Nicole Kidman, John Leguizamo, Jim Broadbent e Richard Roxburgh.




Pulp Fiction - Tempo de Violência: a cena na qual Vincent Vega leva Mia Wallace para jantar no restaurante Jack Rabit Slim's, podemos levantar o debate em torno da tematização do PDV e da relação preço/valor.


"Pulp Fiction" - 1994 - Direção: Quentin Tarantino - Elenco principal: John Travolta, Samuel L. Jackson, Tim Roth, Amanda Plummer, Bruce Willis, Ving Rhames e Uma Thurman.




Trapaceiros: assaltantes trapalhões descobrem por acaso como ficar milionários. Aqui temos ganchos para falar de senso de oportunidade, sorte, franquia e profissionalização da administração.


"Small Time Crooks" - 2000 - Direção: Woody Allen - Elenco principal: Woody Allen, Tracey Ullman, Michael Rapaport, Tony Darrow, Jon Lovitz, Brian Markinson, Elaine May e Hugh Grant.




Chocolate: os primeiros quinze minutos deste filme são uma aula completa sobre como localizar e montar um PDV, distribuição eficiente e atmosfera de compra.



"Chocolat" - 2000 - Direção: Lasse Hallström - Elenco principal: Juliete Binoche, Alfred Molina, Carrie-Anne Moss, Judy Dench, Johnny Deep, Lena Olin e Victoire Thivisol.



Espero ter ajudado alguns educadores que por ventura passem por aqui e por favor, não ousem deixar de comentar, lembrando que é de graça.

3 comentários:

Maria Angélica disse...

Nunca pensei que "A Vida De Brian" ou "Pulp Fiction" pudessem educar assim. Qdo eu fazia faculdade, usava alguns filmes na hora de apresentar seminários. Só que eu não era criativa como vc. Ao invés, muito óbvia. Já usei Laranja Mecânica, o Grande Ditador, Quero Ser Grande e A Missão (dependendo do tema). Os debates tinham que durar 50 min, mas nem chegavam a isso. Ou seja,
você tirou leite de pedra e ainda fez iogurte com ele!
Invejo pessoas cultas e com uma inteligência privilegiada como vc.
Meus parabéns!

Amalio Damas disse...

Obrigado Maria Angélica! Mas você matou a charada da boa escolha de filmes no seu comentário. Depende do tema, acho que Pulp Fiction, por exemplo, não serviria para muito discussões religiosas, principalmente na famosa cena do Samuel L. Jackson. O importante foi levar os jovens a uma reflexão, o que é muito difícil, e ao mesmo tempo, faze-los lembrar da matéria. Comente sempre!

Divã do Masini disse...

Quanta diversidade!

Só você pra fazer a garotada prestar atenção em "Mocinho encrenqueiro" e "Domésticas".

abraços